A MESMA ECONOMIA QUE CAUSOU O CAOS NO CHILE E A QUE O MINISTRO BOLSONARISTA PAULO GUEDES ESTÁ IMPLANTANDO NO BRASIL. VEJA QUAIS!
A mesma economia que levou caos aos chilenos, o ministro Paulo Guedes está aplicando no Brasil.
A economia chilena neoliberal levou varias cidades do país a um violento caos com vários mortos e feridos, incluindo civis e policiais em Santiago, Antofagasta, Valparaíso e Viña de Mar. A politica econômica seguiu um roteiro entreguista "lesa-pátria" privatizando tudo pela frente. Nesta terça feira 22/10, o subsecretário de Interior Rodrigo Ubilla, diz que o número de mortos nos protestos e confrontos em Santiago do Chile subiu para 15, entre eles 11 aconteceram na região metropolitana, feridos a bala chegam a 84, e detidos passam de 1,4 mil. O governo diz que todos os casos estão associados a saques e incêndios de centros comerciais.
Foto: dw.com
Desde o fim da ditadura, às forças armadas voltaram as ruas e foi decretado o toque de recolher. O presidente Sebastián Piñera anunciou no sábado (19) a revogação do aumento de 30 pesos nas passagens, o equivalente a R$ 0,20, mas as manifestações continuam.
A princípio, o motivo das manifestações foi o aumento das tarifas do transporte público, mas a indignação com o governo foi tomando conta dos chilenos e as razões para protestar se estenderam também contra as politicas aplicadas na educação, saúde, aumento das tarifas de energia elétrica, o desemprego o fundo de pensão chileno AFP, entre outros que surtiram efeitos dentro da economia neoliberal aplicada no país.
Estudantes ocupando o metrô de Santiago
Em um pais com deficiência de investimentos básicos para a população é um grande erro implantar uma política neoliberal, o país fica sem saúde, educação, saneamento básico e aposentadoria para a maioria do povo que fica sofrendo com fome, doente, sem renda e sem nada.
O Chile privatizou tudo, estão incluindo nas vendas:
- Água,
- Eletricidade
- Gás
- Educação
- Saúde
- Aposentadoria
- Remédios
- Estradas
- Florestas,
- Geleiras
- Transportes.
- Saneamento
- Lixo
- Outros
. Já privatizaram 12 aeroportos e Bolsonaro anúncio mais 2 do Maranhão.
Das 17 privatizações anunciada pelo governo brasileiro entreguista estão:
- Correio
- Eletrobrás
- Casa da Moeda
- Telebrás
- Dataprev
- Sepro - Serviço Federal de Processamento de Dados
- Emgea - Empresa Gestora de Ativos
- ABGF - Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias
- Lotex - Loteria Instantânea Exclusiva
- Codesp - Companhia Docas do Estado de São Paulo
- Coagesp - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo
- Casademinas - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais
- CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos
- Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.
- Ceitec - Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada
- Codesa - Companhia Docas do Espírito Santo Porto de São Sebastião
Das 17 estatais, 9 delas foram incluídas pelo ministro de bolsonaro, as outras foram pelo golpista Temer.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse durante um evento com investidores em Nova York que o governo brasileiro tem plano de privatizar cerca de 350 das 400 empresas estatais em plena atividades no país.
É muito fácil um governo pensar em vender tudo aquilo que foi construído por outros gestores e depois torrar o dinheiro a bel prazer com o capitalismo selvagem. O maior problema é que eles estão vendendo estatais ativas que geram grandes lucros pra união, elas não dão prejuízos e ainda geram trabalho e renda aos trabalhadores brasileiros.
Defenda as empresas brasileiras, elas também pertencem a você!
#DigaNãoAsPrivatizações!
#Compartilhe essas informações!
Comentários
Postar um comentário