ELEIÇÕES 2024 - PT DE ANANINDEUA - A Nota da Estadual... a Suspensão do Encontro Municipal e o PT Ananindeua

 


ELEIÇÕES 2024 - PT DE ANANINDEUA 

Nesta sexta-feira 05 de abril o Professor e Jornalista Luís Freitas que é Dirigente do PT Pará publicou está nota em resposta ao partido sobre Ananindeua.

Por: Luís Freitas

A Nota da Estadual... a Suspensão do Encontro Municipal e o PT Ananindeua

A Nota publicada pela Direção Executiva do PT Pará, ontem, que “suspendeu o Encontro Municipal do PT Ananindeua”, previsto para 07/04, traz alguns elementos do cotidiano da construção partidária, mas também aponta para métodos atípicos para um Partido de base, democrático e firmado, ao longo de sua história, no respeito às suas instâncias estatutárias. 

A busca do diálogo permanente, às vezes duros, como forma de solucionar divergências, é natural no PT. A decisão tomada ontem pela Executiva Estadual traz esse elemento, haja vista que não houve votação sobre o tema, apesar de que alguns setores tivesse a intenção de querer decidir no voto. Positivamente, prevaleceu o bom senso e a busca de uma saída coletiva para a construção dessa “nova etapa das definições da Tática e Estratégia Eleitoral” na cidade.

Esse “novo formato de construção em torno da Tática e Estratégia Eleitoral” em Ananindeua, contido na Nota, envolvendo as esferas dirigentes do PT Nacional, Estadual e Municipal, apesar de tardia, também é positiva. Pois, vale ressaltar que esse caminho foi por algumas vezes, desde o início de 2023, apresentada e solicitada pela Direção do PT Municipal junto à Direção Estadual. 

No entanto, apesar de algumas reuniões acontecerem, inclusive com a participação do presidente Beto Faro, não houve a devida atenção, cuidado e efetividade que o caso requeria, como tem acontecido em várias outras cidades do Estado.

Assim, a deliberação da Executiva Estadual, após mais de 3 horas de debates, não pode ser vista como um “simples adiamento de data” ou “suspensão do Encontro Municipal”, ela dialoga com outras questões importantes:

 1) O Regulamento Nacional do PT para as Eleições 2024 será respeitado? 

2) Os prazos e definições anteriores a deliberação da Nota serão mantidas e referendadas; 

3) Os 150 delegados (as), eleitos em processo legítimo e democrático, serão ouvidos em que momento e qual fórum?

 4) Qualquer que seja a “decisão ou decisões” tomadas, a partir desse “novo formato de construção coletiva”, serão também respeitadas ou podem ainda ser motivos de questionamentos e recursos?

Enfim, essas são questões que a Nota não traz em seu bojo e que caberá, a priori, serem definidas no início dos trabalhos dessa “Comissão Interna Tri-esfera do PT”, focada para Ananindeua, que se iniciará, a partir da próxima semana. Não tenho nenhuma dúvida que a Executiva Municipal não se omitirá ao debate e dará sua contribuição política a esse “novo momento da construção da Tática e Estratégia Eleitoral local”, com responsabilidade, seriedade e firmeza que o momento exige, haja vista que nunca fugimos à luta, ao longo de nossa história em Ananindeua.

Ananindeua, 05 de abril de 2024

Luís Freitas, é professor, jornalista e Dirigente do PT Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O NOVO MERCADO DE SÃO BRÁS! UMA MAQUETE ELETRÔNICA É DIVULGADA PELO PREFEITO EDMILSON RODRIGUES

IRMÃ DULCE CANONIZADA A SANTA DULCE DOS POBRES!