DOENÇA DA URINA PRETA "SÍNDROME DE HAFF", DOENÇA CAUSADA POR PEIXE E CRUSTÁCEOS CONTAMINADOS
SÍNDROME DE HAFF
(Popularmente conhecida como "doença da urina preta")
Causas: toxina encontrada em:
Peixes: Tambaqui, Pacu, Bandejo, Pirapitinga e Arabaiana
Crustáceos: Lagosta, Lagostim e Camarão
A Doença causa elevação séria de creatinofosfoquinase (CPK), enzima nós tecidos musculares, no cérebro e no coração.
Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor. Ao ingerir o produto, mesmo cozido, a toxina provoca a destruição das fibras musculares esqueléticas e libera elementos de dentro dessas fibras no sangue, ocasionando danos no sistema muscular e em órgãos como os rins.
Sintomas:
Ruptura de células musculares, dor e rigidez no sistema muscular, no tórax e nos rins e outros órgãos; cãibra dos pés à cabeça, dificuldade para andar; falta ar; perda de forças; fraqueza muscular nas pernas e nos braços, mialgias e urina marrom-avermelhada, dor de estômago, de cabeça, nas costas; dores abdominais; diarréia; dormência.
A doença causa muitas dores musculares, lembrando a dengue, porém sem febre.
Os sintomas costumam aparecer entre 2 e 24 horas após o consumo dos peixes ou crustáceos.
Tratamento:
A hidratação é fundamental nas horas seguintes ao aparecimento dos sintomas, uma vez que assim é possível diminuir a concentração da toxina no sangue, o que favorece sua eliminação através da urina. Nos casos graves, pode ser necessário fazer hemodiálise.
Prevenção:
Não consumir pescados ou crustáceos cuja origem, transporte ou armazenamento sejam desconhecidos. O ideal é comprar esses produtos em locais com garantia de segurança.
Recomendação:
Ao sentir dores musculares e apresentar urina escura após o consumo de peixes ou crustáceos, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Cuidado: se evoluir para insuficiência renal e não ser tratada, a doença pode levar a pessoa a morte
Informando: a doença da urina preta não tem nada que ligue aos vermes que aparecem nos olhos dos peixes que ciuculam em alguns vídeos nas redes sociais.
Por: @Toni Raízes
Comentários
Postar um comentário